terça-feira, 21 de outubro de 2014


Por que a chuva cai em gotas e não em jorro?


Embora a pergunta possa parecer tonta, o facto é que a resposta é bastante complicada e uma explicação pormenorizada não cabe no âmbito deste artigo. Portanto impõe-se resumir: - As nuvens não caem pelo mesmo motivo que os balões de ar quente não caem, ou seja, por causa da impulsão aplicado sobre a nuvem pela atmosfera mais densa ao seu redor. 

Ao redor da terra há um vapor de água invisível. "Quando essas gotículas de vapor se juntam, formam as nuvens", explica o professor de Física Luiz Carlos Marques Silva, de São Paulo. Como são muito pequenas, com diâmetro de milésimos de centímetros, essas micro-gotículas, que podem ser formadas também por cristais de gelo, são muito leves e flutuam.

A chuva está dentro das nuvens?

De acordo com a ciência, a chuva não está dentro das nuvens, mas sim uma nuvem que se desfaz, perdendo partes de si mesma. A transformação da nuvem em gotas se dá quando há choques entre as micro gotículas, formando gotas maiores e mais pesadas, o que as faz cair.

O estado da água nas nuvens!

Nas nuvens frias as gotas iniciam-se como cristais de gelo. Essas nuvens se formam a uma altitude elevada e prolongam-se até zonas onde a temperatura está abaixo de 0ºC, o ponto de congelamento da água. À medida em que o ar torna-se mais quente, os cristais derretem, transformando-se em gotas de chuva.

Porque as nuvens não caem do céu?

O ar húmido aquecido pela superfície terrestre tende a subir em função de vários fenómenos, como a convecção, ventos ascendentes, formato do relevo, deslocamento de massas de ar frias, etc. Quando este ar quente e húmido sobe, dá-se um fenômeno conhecido por condensação. 

É assim que nascem as nuvens, da condensação do vapor de água da atmosfera que ocorre por causa da diminuição da temperatura (as nuvens forma-se aproximadamente à altitude de 12 km e aí a temperatura pode atingir os 50 graus célsius negativos).

Preste atenção nas nuvens! 

É necessário ter em atenção que as nuvens não são formadas apenas por gotículas de água e cristais de gelo, que fenômenos de evaporação e condensação estão permanentemente a acontecer na nuvem, que a condensação produz calor, e que destes e outros fenômenos juntos resulta que de facto a nuvem em si, é mais quente do que o ar que a circunda e daí flutuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário